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On the road. A cada viagem dessa, voltamos enriquecidos com o conhecimento da realidade do mercado

E lá vamos nós, outra vez, percorrer esse Brasilzão em contato com agências de propaganda. Desta vez, levamos na bagagem uma caixa de ferramentas. Não uma caixa qualquer, mas uma recheada de soluções para as agências de propaganda.

Trata-se do Road Show “Caixa de Ferramentas Essenciais da Agência de Propaganda”, organizado pela Fenapro, em parceria com os Sinapros. De março a junho, serão 10 cidades envolvidas (Campinas, São José dos Campos, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Salvador) nesse tour de conhecimento pelo Brasil.

Essas viagens representam uma troca rica: levamos conhecimento e conteúdo que julgamos essenciais para o desenvolvimento das agências e, de volta, pegamos o pulso do mercado e analisamos as características regionais para ampliar o entendimento do multifacetado mercado brasileiro.

A cada viagem dessa, voltamos enriquecidos com o conhecimento da realidade do mercado das agências de propaganda, nas suas variações regionais, o que ajuda a nortear as ações futuras.

É esse círculo virtuoso e uma consequente troca de experiências que mantêm a relevância das ações conjuntas em prol do mercado publicitário.

Nossa “caixa de ferramentas”, desta vez, inclui delivery de materiais para TV em streaming, soluções para uso de música em campanhas publicitárias, banco de imagens, provedor de pesquisas e inteligência, assinatura de veículos de comunicação do trade, checking de mídia de rádio, soluções de planos de saúde e seguros, sistema operacional para agências, mesas digitalizadoras, sistemas de armazenamento e imagens, plataforma de gestão de conteúdo, além de outras.

Todos sabemos o quanto as agências são impactadas pelas constantes mudanças do mercado. A forma de se fazer negócios, de uma maneira geral, muda numa constância avassaladora.

No caso da economia criativa, que tem como importantes players as agências de propaganda, as mudanças são ainda mais frequentes e nervosas. No meio disso tudo estão as ferramentas. Elas surgem para dar suporte à inovação ou para melhorar a produtividade num mercado cada vez mais competitivo e de rentabilidade fugidia.

As agências não devem e não podem permanecer com a mesma estrutura de ano para ano. É necessária uma atualização contínua, buscando ter em mãos as melhores armas para a luta do dia a dia.

Some-se a isso a ansiedade dos clientes, cujos CMOs estão igualmente pressionados por uma atualização contínua, gerando novas demandas às suas agências.

E as agências não precisam ter todas as soluções embaixo do seu teto, mas têm a obrigação de conhecer as melhores alternativas e do ferramental mais eficaz para os seus clientes. Daí a importância de se tornar conhecida uma caixa de ferramentas que muda o seu conteúdo constantemente, sempre com novidades no conjunto de soluções.

Mas, não nos enganemos. Há ferramentas básicas que não mudam nunca. Como aquelas voltadas a uma gestão eficaz.

As agências, apesar das suas características de um negócio mais “solto”, não devem abrir mão jamais de processos rigorosos de administração financeira e operacional, sob risco de inviabilizarem-se nesse mercado de margens cada vez mais magras.

E, apesar das diferenças regionais, há uma realidade que perpassa todas as agências, não importando seu porte ou abrangência de serviços.

Estamos ansiosos por completar esse circuito, que se inicia agora (já foram realizadas as etapas de Campinas e São José dos Campos) e termina no início de junho.

Particularmente, com o pé na estrada e os olhos bem abertos, espero coletar um rico conjunto de informações e insights, sejam oriundos das características regionais, sejam dos formatos adotados, sejam das tendências observadas. Prometo dividir com você essa experiência pari passu, por intermédio dessa coluna.

 

 

Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional de Agências de Propaganda) (alexis@fenapro.org.br)

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