FAQ

QUEM CONTROLA A CULTURAXCHANGE?

A CulturaXchange é uma empresa privada, independente, de capital brasileiro, criada por dois executivos experientes da indústria da música e do entretenimento.

 

O QUE A CULTURAXCHANGE NÃO É?

A CulturaXchange não é uma loja de venda de músicas pela Internet, um site de download de músicas, um agregador, uma rádio na Internet, uma rede social ou um portal de qualquer espécie.

A CulturaXchange não opera na esfera da execução pública, ou seja, os direitos de execução pública e outros direitos, como os conexos, são aferidos, pagos e distribuídos pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e pelas sociedades arrecadadoras. 

A CulturaXchange tem uso exclusivamente profissional por participantes identificados e cadastrados, com a finalidade de licenciar direitos autorais e fonográficos.

 

COMO POSSO PARTICIPAR DA CULTURAXCHANGE?

Se você é uma pessoa física que tenha direitos sobre uma Obra, basta executar o processo de adesão à CulturaXchange, através do qual receberá um código de login e uma senha. A partir daí, será possível cadastrar as suas Obras e disponibilizar essas informações para os participantes interessados em licenciá-las. 

Se você é responsável por uma pessoa física ou jurídica que seja titular de direitos sobre Obras ou Fonogramas, será preciso executar primeiro o seu próprio processo de adesão à CulturaXchange como pessoa física e, em seguida, cadastrar a pessoa física ou jurídica pela qual você é responsável. 

Se você é uma pessoa física ou organização interessada em negociar licenças autorais para uso, por exemplo, em produtos fonográficos, sincronização, campanhas publicitárias, é suficiente realizar o processo de adesão de pessoa física e/ou jurídica, tornando-se assim apto a localizar as Obras que deseja, com os respectivos titulares, e negociar suas propostas.

 

QUE RESPONSABILIDADES EU ESTOU ASSUMINDO AO UTILIZAR A CULTURAXCHANGE?

Aderir à CulturaXchange significa concordar com o Termo de Adesão e com as Condições Comerciais da plataforma. 

Como usuário da CulturaXchange, você se compromete a seguir as normas estipuladas no Termo de Adesão, que estabelecem os padrões de ética e comportamento comuns a todos os usuários; as Condições Comerciais estabelecem os serviços cobrados pela CulturaXchange e remuneração desses serviços.

 

QUEM PODE USAR A CULTURAXCHANGE?

Autores/compositores, agencias de publicidade, produtores de TV, de filmes, games e comerciais, editoras musicais, selos e gravadoras, operadoras de celular, integradoras, distribuidores digitais, de Streaming e produtores culturais podem utilizar a CulturaXchange para ceder ou adquirir licenças de uso de Obras musicais, lítero musicais e Fonogramas. Porém, para isso, têm que se cadastrar, habilitando-se a realizar todas as operações de inclusão e pesquisa de obras, consultas e negociações, e administração de contratos.

 

QUE TIPOS DE INFORMAÇÕES A CULTURAXCHANGE ARMAZENA SOBRE CADA PARTICIPANTE?

A CulturaXchange armazena as informações mínimas necessárias para identificar o participante, e permitir que seja contatado pela Administração da CulturaXchange em caso de necessidade. POSSO IMPEDIR QUE ALGUÉM VISUALIZE AS MINHAS INFORMAÇÕES PESSOAIS E AS INFORMAÇÕES SOBRE AS OBRAS DE MINHA TITULARIDADE? Sim, é possível cadastrar Obras e Fonogramas e não expô-las a negociações se assim preferir. É POSSÍVEL AUTORIZAR OUTRAS PESSOAS A OPERAREM A CULTURAXCHANGE EM MEU NOME? Sim, de duas maneiras. 

Caso você tenha aderido inicialmente à CulturaXchange, poderá designar outro usuário cadastrado na CulturaXchange a operar em seu nome. Feito isso, toda a operação ficará a cargo desse usuário, mas você terá condições de acompanhar cada ação realizada por ele, se assim desejar. 

Também é possível que uma pessoa física faça a adesão de outra pessoa física ou jurídica que não esteja ainda participando da CulturaXchange. Nesta situação, um email será enviado a você, indicando que um usuário da CulturaXchange se apresentou como responsável, e o processo só será confirmado caso você responda afirmativamente ao email. 

Lembramos que a legislação brasileira coíbe a tentativa de se apresentar indevidamente como responsável por outra pessoa física ou jurídica.

 

QUANTO CUSTA USAR A CULTURAXCHANGE?

Você pode aderir, pesquisar o conteúdo do site, fazer consultas, emitir e receber propostas e realizar negociações, sem custos. Quando uma negociação é fechada e se transforma em contrato, o site cobra um percentual do valor da negociação, que será pago pelo "licenciado" (pessoa ou empresa autorizada a utilizar uma Obra ou Fonograma). 

A CulturaXchange poderá oferecer pacotes de funcionalidades que serão pagas pelos usuários caso optem pela adesão a estes serviços.

COMO A CULTURAXCHANGE FACILITA O TRABALHO DE QUEM QUER ENCONTRAR AS MINHAS OBRAS?

A CulturaXchange oferece pesquisas por diversos critérios, tais como: 

- Título da obra 
- Nome do(s) autor(es) 
- Nome do(s) intérprete(s) 
- Gênero e subgênero 
- Tema ou assunto 
- Palavra contida na letra 


A partir daí, o usuário pode filtrar a seleção e chegar até a Ficha da Obra. 

Se você tiver incluído um trecho da música (são permitidos até 30 segundos de áudio), o usuário poderá ouvi-la instantaneamente. 

Se você tiver incluído uma partitura, ela também estará visível a quem acessar a sua Obra. 

Se você tiver incluído a letra, ela também poderá ser lida.

 

POSSO LICENCIAR MINHA OBRA PARA OUTROS PAÍSES ATRAVÉS DA CULTURAXCHANGE?

Sim, sem qualquer restrição.

 

COMO NEGOCIAR O LICENCIAMENTO PARA OUTROS PAÍSES ATRAVÉS DA CULTURAXCHANGE?

A CulturaXchange registra todos os compromissos acordados entre os usuários de uma negociação de licenciamento de direitos relativos a um contrato, não importando se as partes estão em países diferentes. 

Porém, as transações financeiras inerentes a cada negócio devem ser combinadas e liquidadas entre os usuários fora do sistema, da melhor forma que atenda as necessidades de cada um. Apenas o resultado final das transações - por exemplo: valor pago; data de pagamento; descrição; moeda e demais detalhes da liquidação financeira é que ficarão registrados no sistema, para acompanhamento do contrato e controle futuro dos usuários. 

Todo o processo da licença é acompanhado pelos profissionais da plataforma para que os negociantes obtenham sucesso na negociação.

 

É PERMITIDO VENDER DOWNLOAD DE MÚSICA ATRAVÉS DA CULTURAXCHANGE?

Não. A CulturaXchange é um site para uso profissional que cobre todo o ciclo de pesquisa, negociação e gestão de contratos de direitos autorais. A venda de downloads e, em particular, a venda de downloads para usuários finais, são funções que não fazem parte do serviço da plataforma CulturaXchange.

 

QUEM PODE VER AS MINHAS INFORMAÇÕES?

Somente usuários que tenham aderido à CulturaXchange poderão ver as informações sobre Obras e Fonogramas de sua titularidade.

QUE INFORMAÇÕES MINHAS ESTARÃO DISPONÍVEIS AOS OUTROS PARTICIPANTES DA CULTURAXCHANGE? Por enquanto não serão disponibilizadas informações dos titulares das obras e fonogramas, somente informações obrigatórias para negociações como: 
NOME DA OBRA 
NOME DO FONOGRAMA 
TIPO (se instrumental ou com letra) 
NATUREZA (se original, uma versão ou adaptação) 
PAÍS (país de origem da obra ou fonograma) 
GÊNERO MUSICAL 
ANO DE PRODUÇÃO 
BPM (Batidas Por Minuto) no caso de Fonogramas caso esta informação esteja disponível no ato do cadastro do Fonograma pois sem elas não seria possível negociar com rapidez e agilidade. 
Em ambos os casos, um campo de Observações permite que você descreva suas atividades ou as atividades da sua Organização, além de quaisquer comentários que você queira transmitir aos interessados sobre o licenciamento da sua obra, como restrições de licenciamento, por exemplo.

E SE A OBRA OU FONOGRAMA ESTÁ DISPONÍVEL PARA LICENCIAMENTO. Pois sem elas não seria possível negociar com rapidez e agilidade. Em ambos os casos, um campo de Observações permite que você descreva suas atividades ou as atividades da sua Organização, além de quaisquer comentários que você queira transmitir aos interessados sobre o licenciamento da sua Obra, como restrições de licenciamento, por exemplo.

 

O QUE A CULTURAXCHANGE PODE FAZER COM AS MINHAS INFORMAÇÕES?

Suas informações não serão emprestadas, alugadas nem vendidas a ninguém. Elas serão utilizadas única e exclusivamente para as negociações de direitos realizadas dentro da CulturaXchange, e para comunicação da CulturaXchange com você.

 

COMO POSSO INCLUIR AS MINHAS OBRAS OU FONOGRAMAS NO SITE?

Se você ainda não aderiu à CulturaXchange, não é possível incluir conteúdo. Será preciso executar primeiro o processo de adesão. Se você já aderiu à CulturaXchange, irá automaticamente para seu Painel de Controle e basta acessar a área de Minha Conta e, ali, selecionar a opção de inclusão de Obras ou Fonogramas. A partir daí, o conteúdo cadastrado aparecerá nas pesquisas, e estará apto a ter seus direitos negociados com outros participantes da CulturaXchange. 

Também através da seção Minha Conta, você poderá fazer a gestão das licenças de sua titularidade e de todo o seu catálogo.

 

QUEM PODE INCLUIR INFORMAÇÕES SOBRE OBRAS NA CULTURAXCHANGE?

Qualquer usuário cadastrado pode incluir Obras na CulturaXchange, mantidas as condições do Termo de Adesão. 

Apenas a administração da CulturaXchange e os titulares de direitos dessas Obras (desde que tenham feito a adesão à CulturaXchange) podem editar as informações. 

Além disso, os titulares têm a possibilidade de incluir informações adicionais sobre a Obra, e inserir comentários sobre suas condições de licenciamento.

 

QUE TIPOS DE INFORMAÇÕES A CULTURAXCHANGE ARMAZENA SOBRE CADA OBRA?

As informações básicas são: 
TÍTULO DA OBRA 
TÍTULO ALTERNATIVO (para o caso de obras que tenham mais de 1 nome) 
AUTOR(ES) 
TITULAR(ES) 
TIPO (se instrumental ou com letra) 
NATUREZA (se original, uma versão ou adaptação) 
PAÍS (país de origem da obra ou fonograma) 
GÊNERO MUSICAL 
TEMA 
ANO DE CRIAÇÃO 
SE ESTÁ DISPONÍVEL OU NÃO PARA LICENCIAMENTO 
OBSERVAÇÕES POSSO INCLUIR MP3S DAS MINHAS OBRAS? Sim. Podem ser incluídos trechos a sua escolha (dê preferência a trechos conhecidos ou refrãos) desde que até 30". 

A CulturaXchange somente permitirá que as gravações sejam escutadas, não havendo opção de download das gravações.

 

POSSO INCLUIR PARTITURAS DAS MINHAS OBRAS?

Sim, desde que você seja o titular dos direitos. Neste caso, as partituras têm que ser enviadas em formato PDF. POSSO INCLUIR LETRAS DAS MINHAS OBRAS? Sim, contanto que você seja o titular dos direitos.

 

COMO A CULTURAXCHANGE TRATA AS OBRAS QUE TÊM MAIS DE UM TITULAR?

A CulturaXchange separa completamente os direitos de cada titular. As negociações são feitas separadamente. É possível, inclusive, que cada titular associe observações próprias (como, por exemplo, a restrição de licenciamento para determinados territórios ou usos).

 

POSSO INSERIR UM GRANDE NÚMERO DE OBRAS AO MESMO TEMPO?

Sim, a CulturaXchange oferece facilidades para que isso seja feito, reduzindo o esforço de digitação. Por exemplo: você pode escolher as informações que serão repetidas para todas as Obras, ou para um conjunto delas, tais como o(s) autor(s), o(s) titular(es), o(s) gênero(s) e subgênero(s), e outros mais.

 

POSSO MANTER MINHAS OBRAS NA CULTURAXCHANGE PORÉM NÃO APRESENTÁ-LAS PARA NEGOCIAÇÃO? Sim. Quando isso ocorrer, a qualquer momento você poderá modificar o status de qualquer obra, seja disponibilizando, seja indisponibilizando para negociação. Isso pode acontecer, por exemplo, caso você esteja no meio de uma negociação de exclusividade com algum usuário, e não queria dar início a outras negociações que acabariam interrompidas caso a primeira delas se concretizasse.

 

SE EU QUISER SAIR DA CULTURAXCHANGE, O QUE ACONTECE COM AS INFORMAÇÕES SOBRE AS MINHAS OBRAS?

As informações básicas (título, autores) permanecem dentro da CulturaXchange, mas as Obras ficarão assinaladas como indisponíveis para negociação. Os comentários que eventualmente você tiver associado às Obras não serão mais mostrados.

 

O QUE ACONTECE SE ALGUÉM ALEGAR QUE É TITULAR DE UMA OBRA CUJOS DIREITOS ME PERTENCEM?

A CulturaXchange permite que qualquer usuário cadastrado conteste a titularidade de uma Obra, ou parte de uma Obra. No entanto, os efeitos não são automáticos. 

Primeiro, existe um Termo de Adesão que estabelece rígidos padrões éticos entre os membros da CulturaXchange, que restringem uma contestação maliciosa; segundo, a contestação é enviada à Administração da CulturaXchange, sem alterar o banco de dados; terceiro, o titular atual recebe um alerta imediato avisando que sua titularidade está sendo contestada, e indicando o nome do usuário, a data e a hora em que a contestação foi feita. Somente depois de comprovar a efetiva titularidade a CulturaXchange fará a alteração dessa informação.

 

COMO SÃO FEITAS AS NEGOCIAÇÕES?

O processo de negociação é simples: para cada tipo de licença, a CulturaXchange oferece um formulário com todos os tipos de informações necessárias, indicando aquelas que são obrigatórias e as que são opcionais. O formulário tem o formato de uma matriz que é processada pelo sistema cXc e encaminhada a cada titular da Obra ou Fonograma envolvido na negociação.

 

QUE TIPOS DE NEGOCIAÇÕES PODEM SER FEITAS?

Todas as negociações realizadas através da CulturaXchange têm como objetivo o licenciamento de Obras musicais, lítero-musicais e Fonogramas para os mais diversos tipos de uso comercial.

 

POSSO LICENCIAR UM GRANDE GRUPO DE OBRAS ATRAVÉS DA CULTURAXCHANGE?

Sim. A CulturaXchange trabalha com o conceito de propostas e formulários; Ao montar seu carrinho de músicas (Obras e/ou Fonogramas), todo o conjunto é tratado com um projeto X e licenciado em lote com os titulares.

 

COMO A CULTURAXCHANGE ME PROTEGE DE NEGOCIANTES INIDÔNEOS?

O Termo de Adesão deixa claras as responsabilidades legais de cada participante da CulturaXchange. 

Além disso, mensagens de alerta estão associadas a determinadas ações (tais como a aceitação de propostas) lembrando aos usuários que, em caso de qualquer dúvida, o licenciante ou o licenciado deve contatar diretamente a CulturaXchange através da aba "Fale conosco". 

A CulturaXchange não firma contratos, mas facilita as negociações e permite a gestão dos contratos. Na prática, haverá quase sempre a troca de documentos entre as partes, com as devidas assinaturas e reconhecimentos de firma. 

Por fim, cada pessoa física ou jurídica que negocia dentro da CulturaXchange tem uma ficha própria, com informações que ajudam cada parte a saber com quem está negociando.

 

A CULTURAXCHANGE USA MODELOS DE CONTRATOS? ELES PODEM SER MODIFICADOS?

A CulturaXchange tem um sistema de registro de informações de contratos, mas não gera o texto propriamente dito dos contratos, texto este que deve ser redigido pelas partes, caso desejado. 

Porém a CulturaXchange oferece todas as opções de atributos obrigatórios e opcionais para todos os tipos de licenciamento hoje existentes, comportando qualquer tipo de negociação.

 

QUE TIPOS DE INFORMAÇÕES A CULTURAXCHANGE ARMAZENA PARA CADA CONTRATO?

Existem informações fixas e informações variáveis. 

As informações fixas são o nome do projeto, a data da proposta, a data do contrato, as Obras, os Fonogramas, os tipos e subtipos de licenças envolvidos.

As informações variáveis dizem respeito a cada licença. A CulturaXchange fixa os valores negociados, formas de pagamento e condições básicas como território de uso. As informações necessárias para a fixação fonomecânica em CD são diferentes, por exemplo, daquelas utilizadas num contrato de licença de sincronização. Num CD, há campos para informação da tiragem e da vendagem trimestral; num contrato de Sincronização, há um campo para se informar o valor negociado e aceito pelo titular. 

A CulturaXchange oferece todos os campos utilizados normalmente nos contratos de licenciamento autoral.

 

COMO POSSO SABER SE UM PAGAMENTO DEVIDO FOI REALIZADO?

A CulturaXchange não é um sistema bancário e, portanto, o registro dos pagamentos tem que ser feito pelo próprio usuário. Optamos por deixar o registro dos pagamentos a cargo do titular, que tem a condição de verificar a sua efetiva realização. 

Porém, uma função da CulturaXchange induz os licenciados a informarem ao titular sobre a realização dos depósitos. É obrigação do licenciado transmitir essa informação.

 

QUAIS SÃO OS RELATÓRIOS DA CULTURAXCHANGE?

A CulturaXchange trabalha com dois tipos de relatórios: listagens e relatórios. As listagens são relatórios mais simples, que permitem ao usuário cadastrado listar todo o seu portfólio de Obras, Fonogramas, projetos, contratos, licenciantes ou licenciados, entre outros. Neste caso, é sempre oferecida a opção de ordenação por diversas colunas, fornecendo uma visão completa das informações disponíveis. 

Os relatórios propriamente ditos são: Prestação de Contas, Contas a Pagar, Contas a Receber e Calendário do Contrato. Todos eles podem ser gerados a qualquer momento, impressos e enviados por email.

A CulturaXchange

CulturaXchange é uma “Sync Agency” - agência de licenciamento de músicas - brasileira, especializada nos processos de licenciamentos de músicas e supervisão musical para PUBLICIDADE, CINEMA, PROGRAMAS DE TV e INTERNET.
É uma opção simples e rápida para obtenção da música ideal para sua campanha ou projeto audiovisual.

Como funciona: a Agência ou Produtora nos contata pelo site, e-mail, telefone ou WhatsApp, passa o Nome da música, Intérprete e uma pequena descrição do uso da canção. A partir de um cruzamento de informações entre nosso database e várias plataformas, fazemos a localização dos detentores de Direitos Autorais e iniciamos o processo de licenciamento com a rapidez e eficiência que seu projeto precisa visando sempre o casamento perfeito de briefing e orçamento.

© 2019 CulturaXchange